fbpx

Já gravas Podcasts? Estás a pensar começar? Então este post é para ti.

Descobre 5 erros muito comuns que deves evitar na gravação para te destacares neste meio.

Fraca qualidade do áudio

Uma das principais partes da experiência de ouvir um podcast é a qualidade do áudio. E isto vai com certeza ajudar-te a destacar na competição feroz de captar a atenção de quem o ouve. Uma má qualidade de áudio além de distrair os ouvintes do conteúdo, geralmente faz com que as pessoas procurem outro podcast com melhor qualidade. Por isso é fundamental teres um bom microfone, um bom espaço para gravares e uma ótima edição de som.

Falta de consistência nos lançamentos

Existe um bom motivo para que a consistência seja um dos principais conselhos que recebes quando te inicias no mundo dos podcasts. Os ouvintes querem saber o que esperar quando se inscrevem ou ouvem pela primeira vez, seja uma programação de lançamento, tópicos de discussão, tom ou duração do episódio. Uma boa solução é planeares a tua programação antes mesmo de começares a gravar.

Escolher um tema demasiado vago

Quanto mais direcionado for um podcast, melhor. Por exemplo em vez de ser feito um podcast sobre “música”, é aconselhado fazer algo mais específico como “As histórias por trás dos álbuns clássicos que amamos”. Um dos principais atrativos de um podcast é a intimidade. É pessoal porque quem ouve escolhe o programa (ao contrário do rádio). Com um tema mais específico, o teu ouvinte ideal terá uma maior probabilidade de te encontrar.

Não definir uma estratégia de marketing

Apesar de não precisares de ser um especialista, deves procurar aprender um pouco sobre marketing. Mesmo que não tenhas uma equipa para te ajudar, é fundamental que dês prioridade a esta parte. A chave para um podcast de sucesso começa com sua estratégia de lançamento. Deves criar entusiasmo em torno do teu podcast antes mesmo de ele sair.

Falta de preparação antes de gravar

Pode parecer óbvio, mas muita gente não se prepara antes de começar a gravar. O resultado é um episódio que não parece ter um objetivo ou direção, e como consequência a médio e longo prazo a perda de ouvintes. Deves assim ter um objetivo e compartilhar a tua mensagem através de uma história. Para isso é importante decidires com antecedência o que vais falar e de que forma vais começar e terminar cada episódio.

 

Deixar um comentário

Sobre o Camaleão

Aberto 24 horas
R. Castelo Branco Saraiva 18A
1170-082 Lisboa

T. 917 416 159
E. info@camaleao.eu

© 2020 Camaleão