fbpx

Basicamente, este é o processo de equilibrar, unir e solidificar as pistas gravadas em apenas duas (esquerdo e direito), no caso da soma ser em stéreo ou em apenas uma se a soma for mono.

Devemos entender “pista” como cada entrada de microfone e/ou instrumento digital (VST/ MIDI) usado.

As pistas são misturadas através de vários processos, incluindo equalização subtrativa e aditiva, compressão, saturação, reverb e delay.

Além de outras modulações/ efeitos que podem ser acrescentados para tentar atingir o equilíbrio, textura, profundidade e interesse no ouvinte.

A mixagem é o quarto processo da concretização de uma música antes de chegar aos ouvidos do público.

Esta acontece depois da captação e edição mas antes da masterização.

O engenheiro de som, no início do processo irá tratar de cada pista e/ou grupos de pistas, de forma a conseguir tirar o melhor som de cada sempre com o foco na integração e equilíbrio das mesmas com as restantes. Tendo à sua disposição recursos digitais como uma DAW (Digital Audio Workstation), Plugins etc. e/ou recursos analógicos como compressores, equalizadores entre outros.

O objetivo da mixagem é trazer o melhor para a tua gravação de multipistas através de níveis de ajuste, posicionamento e efeitos baseados em tempo. O objectivo final é modelar os arranjos para dar sentido, impacto e interesse ao conjunto de todas as pistas gravadas.

Deixar um comentário

Sobre o Camaleão

Aberto 24 horas
R. Castelo Branco Saraiva 18A
1170-082 Lisboa

T. 917 416 159
E. info@camaleao.eu

© 2020 Camaleão